A Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética (SBBME) ou a Associação Brasileira de Biomedicina Estética (ABBME) nasceu no dia 10 de outubro de 2010, dia em que a Drª Ana Carolina Puga defendeu o projeto da Biomedicina Estética em plenária perante os membros do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), estabelecida como a 36ª habilitação dos Biomédicos, a primeira especialidade dos profissionais da saúde voltada para a Saúde Estética, para que biomédicos estetas especializados pudesse exercer legalmente amparados.

Essa data é histórica, porque foi a primeira vez em que o CFBM declarou oficialmente que a Estética era de interesse legítimo dos biomédicos, cujos atuavam na estética sem respaldo de regulamentação do conselho, e sofriam perseguições da Medicina que incitava a Vigilância Sanitária e Ministério Público em cima de biomédicos que apenas lutavam por uma melhor condição de vida e atuar com a autoestima de pessoas saudáveis.

Diante deste exemplo e pleno sucesso da especialidade na Saúde Estética, resultando num aumento pela procura da profissão Biomedicina em graduações de Instituições de Ensino Superior (IES) reconhecidas pelo MEC de todo o Brasil, revitalizando toda a classe, tal exemplo foi seguido pelas demais profissões da saúde.

A SBBME é resultado da conquista alcançada de toda uma luta travada pela Dra. Ana Carolina Puga, desde 2006, conquistando o apoio de estudantes de biomedicina e biomédicos de todo o Brasil através de inúmeras palestras ministradas em diversas faculdades. Houve também o episódio do famoso abaixo assinado com mais de 500 cartas feitas a mão enviadas pelos Correios em 2006 com a internet em pleno funcionamento e pelas polêmicas discussões travadas na rede social já não mais existente, o “Orkut”.

Ao fundar a SBBME e até os dias de hoje, a Drª Ana Carolina Puga tem como objetivo reunir a Classe de Biomédicos para lutar pelos os direitos e expandir o exercício da Biomedicina na área da estética oferecendo desenvolvimento e segurança à especialidade, trabalho que ela vem desempenhando até hoje.

No dia 10/10/2010, aniversário da Biomedicina Estética, a SBBME comemora nesta data o Dia do Biomédico Esteta e do surgimento Biomedicina Estética no Brasil.

Em suma, ABBME/SBBME é uma associação sem fins lucrativos de direito privado, com sede na cidade de São Paulo – SP, tem como objetivos principais:

  • Auxílio e orientação aos conselhos fiscais sobre regulamentação da especialidade “Biomedicina Estética” como área de atuação do profissional biomédico esteta;
  • O desenvolvimento de atividades culturais, de ensino, pesquisa, divulgação, conscientização e capacitação profissional de biomédicos com interesse de atuação em estética;
  • A promoção de eventos, palestras, cursos, workshops e demais atividades afins para promoção de seus objetivos;
  • Defender, judicial ou extrajudicialmente, os interesses e direitos de seus associados;

Atualmente, somos a primeira associação de uma única especialidade biomédica no Brasil. A estética tem sido a escolha número 1 dos biomédicos e dos estudantes de biomedicina, pois proporciona condições decentes de remuneração e contribui para a saúde, autoestima e bem estar da população brasileira.

0