Programa Bem Estar divulga informação errada sobre quem pode aplicar Toxina Botulínica e deixa profissionais da saúde indignados

 In Notícias

Uma informação errada divulgada na manhã desta quinta-feira (3) de novembro no programa global Bem Estar provocou muita indignação dos profissionais não-médicos, principalmente nas redes sociais.

Os apresentadores do programa disseram no ar que só os médicos têm permissão de realizar aplicações de Toxina Botulínica em pacientes para fins estéticos.

A informação é uma inverdade. Os biomédicos, farmacêuticos e dentistas também podem realizar a aplicação da toxina botulínica. Seus conselhos de classe inclusive publicaram resoluções que os respaldam legalmente para fazer essas aplicações.

A resolução 616 de 2015 do Conselho Federal de Farmácia traz em seu teor a possibilidade do farmacêutico fazer as aplicações da toxina.

A resolução 176 de 2016 traz as considerações do Conselho Federal de Odontologia para que os dentistas também realizem aplicação de toxina para fins estéticos dentro de sua área de conhecimento de anatomia.
Já a resolução que habilita o biomédico esteta a realizar aplicação da toxina botulínica é a 241 de 2014.

Muitos comentários de profissionais não-médicos indignados com a informação errônea se manifestaram nas redes sociais do Programa, como o Facebook.

A pedido da Dra. Ana Carolina Puga, presidente da SBBME, o setor de comunicação da sociedade entrou em contato através das redes sociais e do e-mail eletrônico do programa pedindo direito de resposta às informações divulgadas.

O Conselho Regional 1 de Biomedicina, com sede em São Paulo, também já está ciente das informações erradas veiculadas pela emissora e está tomando suas devidas providências para obter a retratação e correção da informação.

O setor jurídico da SBBME também vai entrar com pedido de retratação à emissora.

Até o momento aguardamos o posicionamento do Programa Bem Estar para corrigir a informação de que só os médicos podem aplicar a toxina botulínica e preenchedores.

Recent Posts
0